Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Escolas de Lisboa vão competir para ver qual poupa mais energia
A+ R A-

Escolas de Lisboa vão competir para ver qual poupa mais energia

Enviar por E-mail Versão para impressão
Escolas de Lisboa vão competir para ver qual poupa mais energia 05-04-2014

A Agência Municipal de Energia e Ambiente de Lisboa (Lisboa E-Nova) está à procura de 20 escolas do 1.º ciclo que estejam dispostas a competir para ver qual delas consegue alcançar uma maior redução do consumo eléctrico no próximo ano lectivo.

As inscrições para participar nesta competição inter-escolas estão abertas até ao dia 15 de Abril e podem ser feitas na página da Lisboa E-Nova na net. Aí explica-se que, além de ter uma “dimensão pedagógica e de identificação de oportunidades de melhoria de comportamentos ao nível da eficiência energética”, esta iniciativa pretende no essencial “alcançar a redução de consumos eléctricos a curto, médio e longo prazo nas escolas seleccionadas”.  

Os concorrentes admitidos serão dados a conhecer no dia 22 de Abril, estando já estabelecido que dez deles terão de ser escolas públicas, sete escolas privadas e três Instituições Particulares de Solidariedade Social ou escolas sob tutela do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Os resultados do concurso, que se desenvolverá no ano lectivo de 2014/2015, serão determinados em função de duas componentes: a poupança eléctrica atingida (por comparação dos consumos eléctricos por aluno nesse ano comparativamente com os do ano anterior) e a execução de quatro “desafios”. São eles uma maquete de uma escola “eficiente”, um trabalho de casa realizado com encarregados de educação, uma lista de medidas de eficiência energética e uma reportagem sobre o trabalho desenvolvido pela escola durante este projecto.

No fim, as três escolas vencedoras receberão “kits de equipamentos pedagógicos e científicos com o intuito de explorar a temática da energia”, diz-se no regulamento da competição.

Este projecto, intitulado Escola +, é desenvolvido pela E-Nova em parceria com a empresa Intelligent Sensing Anywhere e com o apoio da Câmara de Lisboa. A inciativa é financiada pelo Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.  


Público

Login