Enercom

Login
Home » Notícias » Novidades » Portugal no ranking da eletricidade renovável
A+ R A-

Portugal no ranking da eletricidade renovável

Enviar por E-mail Versão para impressão
Portugal no ranking da eletricidade renovável 06-04-2014

Segundo as estatísticas do Eurostat, Portugal ocupa pelo segundo ano consecutivo o terceiro lugar europeu no que respeita ao peso das energias renováveis no consumo de electricidade. Relativamente ao peso da eólica, o país mantém o segundo lugar, não só a nível europeu mas também mundial.

Segundo as recentes estatísticas do Eurostat, Portugal está pelo segundo ano consecutivo no 3º lugar no ranking de incorporação de renováveis no consumo de electricidade, correspondendo a 47,6%. Desta forma, Portugal fica apenas atrás da Suécia e da Áustria, países com mais eletricidade de origem hídrica na Europa, representando em ambos mais de 45% do consumo elétrico, quando em Portugal este foi apenas de 21,7%1.
Um novo conjunto de estatísticas do SHARES 2012 results, apresenta dados mais completos relativo aos anos de 2012 e anteriores.

Em termos do peso da energia eólica no consumo de eletricidade, Portugal está no 2º lugar com 19,4%1, atrás da Dinamarca com 26,0%, e à frente de Espanha com 16,8%, não apenas a nível europeu mas também a nível mundial.

No dia 10 de Março de 2014 o Eurostat divulgou as suas estatísticas de energia relativas a 2012. Estas indicaram que Portugal perdeu uma posição entre os países europeus que mais incorporam renováveis no consumo final de energia, passando de 6.º para 7.º lugar entre 2011 e 2012.

Se bem que o que conta para a meta Europeia para 2020 é a incorporação de renováveis no consumo final de energia, o sector em que Portugal lidera é na incorporação de renováveis no consumo de eletricidade. E, neste caso, a posição de Portugal muda de figura.


APREN

Login