Enercom

Login
Home » Notícias » Novidades » IKEA realiza o primeiro investimento em energia eólica nos Estados Unidos da América
A+ R A-

IKEA realiza o primeiro investimento em energia eólica nos Estados Unidos da América

Enviar por E-mail Versão para impressão
IKEA realiza o primeiro investimento em energia eólica nos Estados Unidos da América 22-04-2014

A IKEA nos Estados Unidos da América anunciou hoje que está a realizar o primeiro investimento num parque eólico nos Estados Unidos, através da compra da Hoopeston Wind em Hoopeston, no estado do Illinois. O parque eólico de 98 megawatts é, até à data, o maior investimento do Grupo IKEA em energia renovável a nível global. É um contributo significativo para alcançar o objetivo da empresa, ou seja, gerar tanta energia renovável como a que consome, até 2020. O projeto está a ser desenvolvido pela empresa Apex Clean Energy e é previsto estar totalmente operacional no primeiro semestre de 2015.
 
"Os EUA têm excelentes recursos eólicos e solares que são inesgotáveis. Estamos muito contentes com este investimento – é extremamente importante para a criação de emprego, para a segurança energética, para o nosso negócio e, acima de tudo, de extrema importância para o futuro do planeta", afirma Steve Howard, Chief Sustainability Officer do Grupo IKEA.
 
Rob Olson, Chief Financial Officer da IKEA E.U.A., fez hoje o anúncio deste investimento numa reunião executiva dos signatários da Climate Declaration, para membros da Bi-cameral Task Force para as Alterações Climáticas, focada nos impactos dos negócios no clima, estratégias que as empresas estão a usar para reduzir as respetivas pegadas de carbono e as políticas necessárias para mitigar as alterações climáticas e fomentar as fontes de energia limpa.
 
“Temos um compromisso com a energia renovável e em gerir o nosso negócio de forma a minimizar as emissões de carbono, devido ao impacto ambiental, e também porque é o mais indicado ao nível de retorno financeiro,” sublinha Olson. “Na IKEA, investimos nas nossas próprias fontes de energia renovável, para que possamos controlar a dependência nos custos da eletricidade, que mudam constantemente, e continuar a criar grande valor para os clientes”.
 
A compra deste parque eólico é também indicativo do compromisso da IKEA em crescer nos Estados Unidos da América. A IKEA vai abrir três novas lojas em 2014 e 2015, e no mês passado anunciou planos para expandir a sua produção com um importante fornecedor dos Estados Unidos.  
 
Espera-se que o projeto Hoopeston Wind gere até 380 GWh de energia renovável por ano, o equivalente aos seguintes valores / ano:  
o    Eletricidade consumida, em média, por 34.000 casas norte-americanas[1]
o    Redução nas emissões de CO2 equivalente à retirada de 55.000 carros das estradas[2]
o    165% da eletricidade consumida pela IKEA E.U.A. (38 lojas, 5 centros de distribuição, 2 centros de serviços e uma fábrica)
o    130% da energia total (eletricidade + aquecimento) consumida pela IKEA E.U.A.
o    18% da eletricidade usada pelo Grupo IKEA a nível mundial
o    10% da energia total usada pelo Grupo IKEA a nível mundial
o    A energia consumida por 70 lojas IKEA.
 
O projeto Hoopeston Wind vai instalar 49 turbinas eólicas Vestas V100-2.0 MW perto de Hoopeston, em Vermilion County, estado do Illinois, a cerca de 177 quilómetros a sul de Chicago.
 
Hoopeston Wind será integralmente detida pelo Grupo IKEA e gerida pela base-americana eólica e solar da Apex Clean Energy. O presidente da Apex Mark Goodwin afima que "a energia eólica tem sido a fonte de crescimento mais rápido da nova geração de energia nos Estados Unidos da América, e o enorme potencial está apenas no início do aproveitamento. Este projeto com a IKEA E.U.A. é uma oportunidade para a Apex para trabalhar com um novo tipo de investidor e parceiro para expandir o desenvolvimento da energia eólica neste país”.
 
Hoopeston Wind é o mais recente investimento de energia renovável pelo Grupo IKEA, que agora possui 206 turbinas eólicas a nível mundial, em parques eólicos em oito países: Canadá – onde está atualmente o maior investidor do setor do retalho em energia eólica - Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Polónia, Suécia e Reino Unido.
 
O Grupo IKEA também instalou 550.000 painéis solares em edifícios IKEA em nove países. Nos Estados Unidos da América estes investimentos incluem instalações solares completas em 90% dos edifícios IKEA em 20 estados, num total de 165.000 painéis solares, fornecendo uma capacidade instalada de 38 MW. Além disso, a IKEA integrou um componente geotérmico no sistema de aquecimento e refrigeração da loja IKEA em Centennial, no Colorado, com outro projeto geotérmico a ser desenvolvido como parte da nova loja da zona de Kansas City, a inaugurar no outono de 2014.
 
Em 2013, o Grupo IKEA produziu 1.425 GWh de energia a partir de fontes renováveis, incluindo eólicas e solares, equivalente a 37% das necessidades energéticas da empresa. Como parte da sua estratégia de sustentabilidade ‘Pessoas Positivas, Planeta Positivo’, a empresa alocou 2 mil milhões de dólares para investir em energias solares e eólicas até 2015 para aproximar-se do seu objetivo de produzir 100% da energia total que consome, até 2020. O Grupo IKEA lidera também no sentido de tornar as suas operações mais eficientes energeticamente e desde 2010 poupou perto de 55 milhões de dólares[3] através de esforços de eficiência energética nas lojas e armazéns IKEA.
 


IKEA

Login