Enercom

Login
Home » Segurança » Sistemas » Sistemas de Deteção, Controlo e Vigilância
A+ R A-

Sistemas de Deteção, Controlo e Vigilância

Introdução

enercom cctv 2A segurança de pessoas e bens deve ser um objetivo permanente, sendo fundamental para a continuidade e sucesso de qualquer atividade, independentemente da sua origem e dimensão.

Para além do cumprimento legal que implica uma série de procedimentos anuais aos sistemas de segurança instalados, como sejam manutenções, verificações diversas, e outras, cujo incumprimento pode resultar em coimas pesadas, a prática de uma cultura ativa de segurança representa enormes vantagens a curto, médio e longo prazo.

Uma empresa que aposte em sistemas de segurança, contribui de forma decisiva para a redução de custos indiretos, como sejam, reparação e substituição de equipamentos ou materiais danificados resultante de vandalismo ou furto.

No caso dos sistemas de deteção de incêndio, os custos indiretos derivados da sua ausência ou manutenção deficiente, podem ir desde a ausência de trabalhadores por baixa até, no limite, à paragem da atividade.

A experiência cumulada ao longo dos anos permite aos quadros técnicos da Enercom tomar decisões desde a fase de dimensionamento até à fase de manutenção, que se traduzem em economia de custo para o cliente ou em aumento da relação custo/benefício do sistema.

Os serviços prestados pela Enercom aliam o interesse e preocupação do cliente, aos requisitos da legislação em vigor,

 


Sistemas de Deteção de Incêndio

enercom detetor incendio 2Deverão ser provavelmente os sistemas de segurança mais importantes e mais críticos numa instalação, pois têm o grande objetivo de alertar os ocupantes para a ocorrência de um foco de incêndio. O referido alarme é dado normalmente numa fase inicial, que possibilita uma intervenção rápida, por exemplo com recurso a extintores, ou se necessário, a carreteis.

Um pequeno foco de incêndio, caso não seja detetado numa fase inicial, pode degenerar facilmente num incêndio com consequências imprevisíveis, podendo no limite, destruir a totalidade da instalação.

A Enercom, com o registo 1606/2014 na Autoridade Nacional de Proteção Civil, está legalmente habilitada a desenvolver diversas atividades na Segurança Contra Incêndios em Edifícios nas vertentes de comercialização, instalação e assistência técnica.

 

 

Sistemas de deteção de incêndio por aspiração

enercom detetor aspiracaoEm locais onde a velocidade de deteção do incêndio é fundamental, como por exemplo, centros de dados, bibliotecas e outros, são sistemas extremamente úteis. As suas linhas de deteção que aspiram permanentemente o ar, em conjunto com a câmara de análise do ar aspirado, permitem ao sistema detetar a presença de fumo no ar de forma quase instantânea.

 


Sistemas de extinção de incêndio

enercom extincao incendioOs sistemas de extinção de incêndios podem utilizar dois tipos de agente extintor, ou seja, a água ou água nebulizada, e gases.

Os sistemas de extinção com água são normalmente utilizados em estacionamentos, zonas comerciais, administrativas, e outras. Os sistemas de extinção com água nebulizada são utilizados por exemplo em armazéns específicos, áreas administrativas, e outras onde não seja necessário recorrer a grandes quantidades de água para a extinção, ou que os produtos protegidos não suportem água em maior quantidade. Os sistemas de extinção com água recorrem aos sprinklers para fazer a dispersão de água em caso de disparo.

Os sistemas de extinção com recurso a gases, são normalmente utilizados em locais mais restritos e que garantam alguma estanquicidade do espaço protegido, salvo algumas exceções.

São utilizados em centros de dados, bibliotecas e outros, e utilizam difusores para a dispersão do gás. São sistemas extremamente eficientes porque o agente extintor tem a facilidade de se dispersar e ocupar todo o espaço vazio, mesmo no interior dos equipamentos a proteger.

 

Sistemas de deteção de inundação

enercom detetor inundacaoOs sistemas de deteção de inundação são utilizados normalmente em zonas críticas, como sejam os centros de dados, onde é necessário saber se existe uma fuga de água nos primeiros instantes da mesma.

Podem utilizar detetores pontuais ou em formato de cabo sensor.





Sistemas de deteção de gases

enercom detetor incendioSão sistemas de extrema importância pois permitem a deteção precoce de uma fuga de gás, ou simplesmente da formação de nuvens de gás.

Os sistemas, quando detetam a presença de gás, ativam normalmente a corte do abastecimento, garantindo a segurança dos utilizadores.

Os sistemas de deteção de monóxido de carbono, normalmente utilizados em estacionamentos, desencadeiam o alarme ótico e acústico avisando os utilizadores do estacionamento que existe uma atmosfera perigosa no interior do estacionamento.

 


Sistemas de videovigilância

enercom cctv 1Os sistemas de videovigilância são uma ajuda preciosa para a segurança de qualquer local, pois permitem a visualização de imagens dos locais protegidos.

Os sistemas atuais são extremamente flexíveis, possibilitando o controlo e visualização remota através de computadores, smartphones, etc.




Sistemas de controlo de acessos

enercom speed gateSão sistemas fundamentais quando é necessário controlar acessos e garantir que entram apenas as pessoas autorizadas.

Disponibilizam várias tecnologias de leitura, como por exemplo, a proximidade, reconhecimento da impressão digital, reconhecimento facial, etc.

Atualmente não existe limite no que se refere à dimensão dos sistemas, sendo possível controlar um número ilimitado de portas numa instalação, ou um número de instalações virtualmente ilimitado.

Quanto a barreiras físicas, vão desde o torniquete de três braços, utilizado normalmente em ambientes técnicos, fabris, etc, passando pelos speedgates, utilizados em entradas nobres, até aos torniquetes integrais, que garantem a passagem de uma pessoa de cada vez.

 

Sistemas de deteção de intrusão

enercom detetor presençaSerão provavelmente os sistemas de segurança mais utilizados, pois vão desde o pequeno sistema para proteger um apartamento, até um sistema de dimensão elevada para proteger um complexo fabril.

São sistemas fundamentais para a segurança de bens e pessoas, constituindo um elemento forte de dissuasão para qualquer tentativa de assalto.

Atualmente os sistemas de deteção de intrusão são muito flexíveis, pois permitem o controlo e gestão remota através de smarphones, etc.







 

brochura enercom gestao consumos

 

Descarregue a brochura de produto



Portofolio de serviços Enercom na área de segurança contra incêndio:

 

 selagem corta fogo

Selagem Corta Fogo

porta corta fogo

 



Contacte-nos para projectos e instalações em equipamentos de segurança para a sua empresa ou para o seu cliente.

Login