Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Goodyear desenvolve pneu para veículos elétricos
A+ R A-

Goodyear desenvolve pneu para veículos elétricos

Enviar por E-mail Versão para impressão
Goodyear desenvolve pneu para veículos elétricos 15-03-2012

A Goodyear apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, um conceito inovador de pneu para veículos elétricos. Este pneu faz parte de um projeto em curso na União Europeia, que procura reduzir o impacto do ruído nas cidades.

Como parte do projeto, os engenheiros do Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo, estão a analisar o modo como a tecnologia de pneus pode contribuir para uma cidade mais silenciosa, bem como a desenvolver um pneu protótipo concebido, especificamente, para cumprir os requisitos dos futuros veículos elétricos.

O projeto europeu CityHush propõe zonas silenciosas, designadas Zonas Q, onde apenas poderão circular veículos eléctricos, definidos por um nível máximo de ruído. Em resultado, espera-se uma redução dos níveis de ruído em cerca de 15 dB. Haverá um enfoque especial nos parques integrados nas Zonas Q, onde se espera alcançar uma redução do ruído em 10-20 dB.
O projeto CityHush prevê uma melhoria dos modelos de classificação do ruído interior e exterior, avaliação do impacto dos veículos, pneus e superfícies da estrada, bem como a conceção de barreiras acústicas. Estes esforços irão originar um menor nível de ruído e um melhor ambiente acústico.
Um dos componentes do ruído, originado pelo tráfego rodoviário, é gerado pela interação dos pneus dos veículos com a superfície da estrada. Existem muitos parâmetros que influenciam a amplitude e frequência do ruído, entre eles encontramos a textura da superfície da estrada, as dimensões do pneu, os materiais, estruturas e desenho da banda de rodagem.

Jean Pierre Jeusette, diretor geral do Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo, explica: “Somos o único fabricante de pneus que faz parte do projeto CityHush. O conceito de pneu para este projeto realça os nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento na produção de pneus para veículos elétricos atuais e futuros, concentrados em minimizar continuamente o impacto do veículo no meio ambiente. “

O projeto CityHush implementará Zonas Q em cinco cidades europeias – Bratislava (Eslováquia), Bristol (Reino Unido), Essen (Alemanha), Gotenburgo (Suécia) e Estocolmo (Suécia).
 
Sobre o CityHush

O CityHush é um projeto de investigação, com uma duração de três anos, co-financiado pela Comissão Europeia, ao abrigo do 7º Framework Programme.

As suas iniciativas de apoio à Política Europeia de ruído, visam eliminar os efeitos nocivos da exposição ao ruído e reduzir os níveis de ruído originados pelos meios de transporte, especialmente em zonas urbanas, apontando soluções que garantem o cumprimento dos limites legalmente estabelecidos. Se pretender subscrever este boletim informativo, consulte:
 www.cityhush.eu/newsletter.html ou www.cityhush.eu

Sobre a Goodyear

A Goodyear é uma das maiores empresas de pneus do mundo. Emprega perto de 72 mil pessoas e produz os seus produtos em 55 unidades de produção em 22 países a nível global. Os seus dois Centros de Inovação em Akron, nos EUA, e Colmar-Berg, no Luxemburgo, procuram desenvolver produtos e serviços topo de gama que estabelecem um padrão de tecnologia e desempenho para o setor.

Para mais informações sobre a Goodyear e os seus produtos visite www.goodyear.com e a página do Facebook.
 


Goodyear

Login