Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Mais de um milhão de consumidores já mudaram para o mercado livre
A+ R A-

Mais de um milhão de consumidores já mudaram para o mercado livre

Enviar por E-mail Versão para impressão
Mais de um milhão de consumidores já mudaram para o mercado livre 24-01-2013

O número de consumidores no mercado livre de eletricidade já ultrapassou um milhão, segundo dados de dezembro da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgados esta terça-feira numa notícia da Lusa citada pelo Jornal de Negócios.

Em termos absolutos, o número acumulado de clientes em atividade no mercado livre atingiu os 1.063.883, sendo que o crescimento líquido "foi em dezembro de cerca de 185 mil clientes, o maior verificado até à data", segundo a ERSE. Ou seja, em dezembro mudaram para o mercado livre de eletricidade cerca de 6 mil famílias por dia.

Segundo a ERSE, o número de clientes no mercado livre cresceu cerca de 21 por cento no último mês, depois do crescimento de 9,6 por cento registado no mês anterior. Desde dezembro de 2011, que o número de consumidores "quase triplicou".

O regulador refere que se registou "uma aceleração das migrações para o regime de mercado desde o início de 2012 e em especial no último semestre, salientando-se este último mês cujo aumento da migração para o mercado liberalizado foi o maior até agora registado".

Em termos globais, o mercado liberalizado "representa já 60 por cento do consumo total".

Enquanto a quase totalidade dos consumos de grandes consumidores (97 por cento do total) está já no mercado livre, o consumo das famílias em mercado livre "é ainda de cerca de 17 por cento do total do segmento, com um crescimento muito visível nos últimos meses", de acordo com o regulador.

Desde 1 de janeiro passaram a vigorar tarifas transitórias para os pequenos consumidores que serão revistas de três em três meses até final de 2015.


PER

Login