
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) quer que os comercializadores de eletricidade e gás natural tornem claras as regras para os consumidores no que toca a períodos de fidelização e meios de pagamento.
O organismo emitiu uma recomendação no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se celebra esta sexta-feira, em que pretende dar maior transparência e segurança aos consumidores, nomeadamente no que se refere à indexação dos preços dos contratos de fornecimento.
Em comunicado, a ERSE refere que, embora não seja contra a existência de cláusulas contratuais de fidelização ou cláusulas de indexação de preço, considera que os comercializadores devem fazer uma "explicitação prévia à celebração dos contratos".
Além disso, o regulador da energia recomenda aos comercializadores a diversificação dos meios de pagamento disponibilizados, sendo que "não podem constituir-se como um meio objetivo de exclusão dos consumidores de determinados tipos de oferta".
Em comunicado, a ERSE adianta que a recomendação "enquadra-se" no princípio da "necessidade de informação clara, abrangente e objetiva aos consumidores, de modo a que estes possam efetuar as suas escolhas de forma consciente e informada", sendo que as linhas gerais "estão em total consonância com a legislação nacional e são promotoras de um saudável clima de concorrência entre os diferentes agentes que actuam nos mercados de eletricidade e de gás natural".
EE / Público