Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Preço global dos painéis solares caiu em 2012
A+ R A-

Preço global dos painéis solares caiu em 2012

Enviar por E-mail Versão para impressão
Preço global dos painéis solares caiu em 2012 26-06-2013

A queda dramática dos preços das tecnologias de energia solar no ano passado ajudou ao crescimento contínuo da energia renovável, avançou um relatório apoiado pela ONU e citado no portal Green Savers.

A capacidade de criação global de energia a partir de fontes renováveis aumentou em 115 gigawatts em 2012 - em comparação com os 105 gigawatts do ano anterior - para mais de 1.470 gigawatts, o equivalente a cerca de 1.500 reatores nucleares.

Dois terços de toda a energia renovável criada provém ainda da energia hidroelétrica, mas a eólica e a solar têm vindo a ganhar terreno.

A capacidade mundial das células fotovoltaicas chegou aos 100 gigawatts no ano passado, segundo o relatório. A queda nos preços solares – alimentada pelos fabricantes chineses – ajudou a reduzir o custo global do investimento em energias renováveis, que caiu 12 por cento, de 209 mil milhões de euros em 2011 para 183 mil milhões de euros em 2012.

Porém, esta abundância de produtos solares baratos não é segura. Este mês, a União Europeia anunciou novas taxas de importação sobre os painéis solares fabricados na China, alegando que estes estão a ser vendidos a um preço mais baixo do que no país de origem ou abaixo do custo de produção.


EE / Green Savers

Login