Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » DECO diz que oferta da EDP é mais vantajosa que a do leilão
A+ R A-

DECO diz que oferta da EDP é mais vantajosa que a do leilão

Enviar por E-mail Versão para impressão
DECO diz que oferta da EDP é mais vantajosa que a do leilão 20-05-2013

A associação de defesa do consumidor DECO admite que os novos descontos da EDP são melhores do que aqueles que saíram do leilão, com a Endesa a apresentar reduções de cinco por cento sem penalizações.

Contudo, acrescenta que a proposta da elétrica nacional não dá desconto no bi-horário, ao contrário da oferta do leilão, e alerta também para o fato de só permitir pagamentos através de débito direto.

"Na tarifa simples [desconto só na luz], a promoção da EDP é mais vantajosa porque incide nas duas componentes da fatura - energia e potência -, enquanto a tarifa ganhadora do leilão incide sobre a componente energia", disse ao Diário de Notícias a responsável de comunicação da DECO, Rita Rodrigues.

Nas contas da associação, a poupança conseguida na oferta da EDP ascende a 27 euros por ano num cliente com 4,6 kva e um consumo mensal de 200 kwh, enquanto na tarifa do leilão poupam-se 22 euros por ano, ou seja, menos cinco euros.

A DECO alerta que os consumidores devem olhar, não só para o preço, mas também para as condições do contrato, ponto em que a oferta da EDP falha. "A disponibilização de mais do que um meio de pagamento não está contemplada no contrato da EDP, violando, inclusivamente, a recomendação da entidade reguladora", aponta Rita Rodrigues.

Além disso, as novas ofertas da EDP também falham no facto de não haver descontos no bi-horário, enquanto a tarifa da Endesa no leilão tem esse desconto.


EE / Notícias ao Minuto

Login