
A operadora de energia Endesa venceu o leilão de eletricidade promovido pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e no qual se inscreveram mais de meio milhão de consumidores.
O leilão decorreu esta quinta-feira em circuito fechado e teve a Endesa como única participante. As outras operadoras – Galp Energia, Gas Natural Fenosa, EDP e Iberdrola – decidiram não participar, por considerarem difíceis as condições impostas pela associação.
Aos participantes no leilão e que contratem a Endesa, a DECO garante a estabilidade do preço por um período de um ano, ficando a tarifa isenta das revisões trimestrais praticadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a garantia de não haver custos com qualquer serviço associado à tarifa de eletricidade e a a inexistência de cláusulas lesivas dos interesses do consumidor, permitindo-lhe, nomeadamente, desistir do contrato a qualquer momento sem penalizações.
A DECO destacou “a recetividade das operadoras de eletricidade pela abertura negocial demonstrada num projeto verdadeiramente pioneiro para o setor e para o país”.
Os termos finais do acordo serão revelados na segunda-feira.
EE