Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Nova Iorque inicia programa piloto de táxis elétricos
A+ R A-

Nova Iorque inicia programa piloto de táxis elétricos

Enviar por E-mail Versão para impressão
Nova Iorque inicia programa piloto de táxis elétricos 26-04-2013

Nova Iorque está a ser palco de um projeto-piloto com seis táxis elétricos Nissan LEAF que visa esclarecer como é que estes veículos sem emissões de CO2 podem fazer parte da frota de táxis da cidade.

Para além da cedência dos veículos, o projeto prevê a instalação de três postos de carregamento rápido em Manhattan, que permitirão os taxistas repor 80 por cento da carga elétrica das baterias em menos de 30 minutos durante os seus turnos de trabalho. 

 

Todos os taxistas -  que participam voluntariamente - disporão também de outros carregadores, em casa ou na garagem da empresa, que serão utilizados durante a noite.

 

O presidente da câmara, Michael Bloomberg, quer que até ao fim da década um terço dos 13000 táxis da cidade sejam elétricos, para alcançar uma melhoria significativa no ambiente da cidade.

 

Esta iniciativa “vai colocar-nos na liderança, ajudando-nos a responder a questões importantes sobre a incorporação de táxis elétricos na frota de modo que possamos atingir o objetivo de um terço da frota elétrica em 2020”, acrescentou Michael Bloomberg.

 

Joe Castelli, vice-presidente da Nissan Commercial Vehicles, referiu que a cidade é “o campo de testes perfeito para realizar este projeto-piloto com o LEAF tendo em vista a otimização do uso da tecnologia dos veículos elétricos para futuras aplicações”.

 

Durante este ano, serão recolhidas as opiniões de passageiros, condutores e dos responsáveis das empresas proprietárias dos táxis para otimizar o sistema, disse Ken Srebnik, responsável pelas iniciativas ambientais da Nissan, durante o lançamento do projeto, a 22 de abril, Dia da Terra.

 

Pode assistir ao vídeo de apresentação dos novos táxis aqui.

EE / Naturlink

Login