Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Estacionamento do futuro fornecerá eletricidade para as residências
A+ R A-

Estacionamento do futuro fornecerá eletricidade para as residências

Enviar por E-mail Versão para impressão
Estacionamento do futuro fornecerá eletricidade para as residências 04-04-2013

Os carros, que possuem a tecnologia V2G, trocam constantemente energia com a rede elétrica quando estacionados. Isso significa que, se necessário, um veículo elétrico poderia proporcionar temporariamente energia para a rede.

Assim, durante a noite, quando os veículos estão estacionados, a frota governamental poderá fornecer energia para as residências.

 

Com vista a reduzir as despesas e a cumprir as metas de eficiência energética, o departamento de Defesa norte-americano anunciou o investimento de 20 milhões de dólares numa frota de 500 veículos elétricos e na sua infraestrutura.

 

O Pentágono prevê que a receita gerada pela prestação destes serviços compensará de forma rápida o preço mais elevado dos veículos elétricos, que muitas vezes custam o dobro dos seus homólogos com motor de combustão.

 

Uma das vantagens de V2G é que a alimentação de reserva proporcionada poderia ajudar a corrigir os desequilíbrios da rede de energia elétrica e dar apoio às redes de energia renovável, como eólica ou solar.

 

Porém, este conceito ainda gera dúvidas entre os especialistas. O que acontece, por exemplo, se alguém precisa conduzir um veículo cuja bateria acabou de ser usado para dar energia à rede? 

 

Além disso, segundo a Scientific American, a vida da bateria pode ser menor, dado que em vez de apenas carregar a bateria também devolve energia à rede, o que “resulta em mais ciclos de carga-descarga”.

EE / Ibahia

Login