
Os carros, que possuem a tecnologia V2G, trocam constantemente energia com a rede elétrica quando estacionados. Isso significa que, se necessário, um veículo elétrico poderia proporcionar temporariamente energia para a rede.
Assim, durante a noite, quando os veículos estão estacionados, a frota governamental poderá fornecer energia para as residências.
Com vista a reduzir as despesas e a cumprir as metas de eficiência energética, o departamento de Defesa norte-americano anunciou o investimento de 20 milhões de dólares numa frota de 500 veículos elétricos e na sua infraestrutura.
O Pentágono prevê que a receita gerada pela prestação destes serviços compensará de forma rápida o preço mais elevado dos veículos elétricos, que muitas vezes custam o dobro dos seus homólogos com motor de combustão.
Uma das vantagens de V2G é que a alimentação de reserva proporcionada poderia ajudar a corrigir os desequilíbrios da rede de energia elétrica e dar apoio às redes de energia renovável, como eólica ou solar.
Porém, este conceito ainda gera dúvidas entre os especialistas. O que acontece, por exemplo, se alguém precisa conduzir um veículo cuja bateria acabou de ser usado para dar energia à rede?
EE / Ibahia