Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Estradas elétricas para carregar camiões em fase de testes
A+ R A-

Estradas elétricas para carregar camiões em fase de testes

Enviar por E-mail Versão para impressão
Estradas elétricas para carregar camiões em fase de testes 05-07-2013

Uma tecnologia sem fios para recarregar as baterias dos camiões e autocarros elétricos, enquanto estão em andamento, está a ser testada na Suécia.

O projeto passa pela instalação de faixas de energia, na própria estrada, possibilitando que os veículos ganhem autonomia para viagens de longa duração.

O projeto propõe-se a melhorar as condições de utilização dos carros elétricos, tornando possível recarregá-los em andamento, na própria estrada, sempre que estes necessitem de bateria.

O conceito está a ser desenvolvido pela marca Volvo em cooperação com a empresa de energia sueca Alstom e com a Lund University,

Mats Alakula, professor da Universidade de Lund e profissional da Volvo, citado pelo Boas Notícias, explica que  “já existem várias soluções para carregar veículos nas cidades”, mas ainda não há nenhuma tecnologia adaptada a viagens de longa distância, pois os veículos “necessitariam de tantas baterias que não haveria espaço para cargas nem passageiros”.

O novo método que está a ser testado pela Volvo baseia-se na criação de duas linhas de energia, construídas à superfície, ao longo do pavimento, que entram em contacto com as linhas de energia instaladas nos próprios camiões, permitindo que os veículos elétricos recebam energia ao longo da viagem, "sem terem de transportar grandes baterias”, acrescentou.

Desde o ano passado que a Volvo está a testar o sistema, através de uma faixa de 400 metros, sendo que atualmente a empresa está a testar a melhor forma de estabelecer ligação e fornecer energia a os camiões.

No entanto, de acordo com a página da marca, ainda está por realizar uma grande quantidade de pesquisa até que o projeto se possa tornar realidade, sendo que este envolve várias etapas, como a construção e manutenção de novas estradas adaptadas.


EE / Boas Notícias

Login