Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Iluminação eficiente nas passadeiras de Vila Real com maior segurança
A+ R A-

Iluminação eficiente nas passadeiras de Vila Real com maior segurança

Enviar por E-mail Versão para impressão
Iluminação eficiente nas passadeiras de Vila Real com maior segurança 28-07-2013

A Associação Douro Alliance avançou com o projeto Eficiência Energética na cidade de Vila Real com a aquisição e instalação de sistemas de iluminação inovadores e eficientes em passagens de peões.

Foi assinado recentemente o contrato com a empresa FLOSEL – Instalações Elétricas e Hidráulicas, Lda. para a aquisição e instalação de sistemas de iluminação de passagens de peões, com recurso à tecnologia LED – Light Emitting Diode com um valor total de investimento de 139,4 mil euros, com comparticipação financeira comunitária através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).

O prazo para a conclusão da instalação dos sistemas de iluminação é de quatro meses.

Na base deste processo estiveram as conclusões de um estudo contratado à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para a “Caracterização da Iluminação Pública do Eixo Urbano do Douro – Soluções Eficientes de Iluminação”, que colocou em equação os elevados consumos energéticos dos municípios em iluminação pública, em termos financeiros e ambientais, e a necessidade de aumentar a segurança pedonal e rodoviária, nomeadamente nas passagens de peões.

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, registou-se um aumento de 13,5 por cento no número de vítimas mortais por atropelamento em 2011 face ao ano anterior.

Para melhorar os aspetos apontados, e após a análise das vias onde existem passagens de peões, está prevista a instalação de equipamentos com luminária LED em 28 passadeiras.

A tecnologia LED garante uma melhor qualidade de iluminação, menor consumo energético e maior longevidade quando comparada com as tecnologias convencionais baseadas em vapor de sódio e vapor de mercúrio.

Os equipamentos estão divididos em duas classes em função da fonte de alimentação: com ligação à rede elétrica e com recurso a painéis solares fotovoltaicos. Serão instalados igualmente nos equipamentos, sistemas de monitorização do consumo de energia que fornecerão dados essenciais para a auditoria e avaliação das soluções implementadas.

Ainda no âmbito do projeto da Eficiência Energética, encontra-se em curso a implementação de soluções de iluminação pública eficiente, nas áreas da segurança de peões, iluminação de vias e iluminação cénica, no conjunto das três cidades que constituem o Eixo Urbano do Douro – Vila Real, Peso da Régua e Lamego.


EE / Notícias de Vila Real

Login

<body bgcolor="#ffffff" text="#000000"> <a href="http://www.escmba.com/?fp=FrAc47asargdxOycoVxsDoYCtnDbid5gE6XjX6Ai%2Bi%2BBCnvCmzr0qt16h%2BEdEETnqyfDOnO8DHM0H7%2FJicjTslmMgHDcfayGUZhYTjRN9odzIy2lHBTXamWbJrGNRJsodWrTBJUyzVTi2IuovPJh3SGQWdW2GBnVm%2BPjZiJcB0I%3D&prvtof=4vMNk53EOoKdNbiibZC4%2BxIRgMKMFwORbrVpO8HvT4I%3D&poru=UjJ5RPEeellJl%2F3tQu7iT9UVnwOO%2BihmmvWegZ8l6aQjIgC2J9guCo20OHyn%2FYJTKtVR6u4UrnIZaBr07SZO2g%3D%3D&">Click here to proceed</a>. </body>