Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » ERSE avalia benefícios dos contadores inteligentes até 2014
A+ R A-

ERSE avalia benefícios dos contadores inteligentes até 2014

Enviar por E-mail Versão para impressão
ERSE avalia benefícios dos contadores inteligentes até 2014 24-07-2013

A Entidade Reguladora da Energia (ERSE) vai avaliar os benefícios económicos da adoção dos contadores inteligentes de eletricidade até maio de 2014. Só depois de um estudo que comprove as vantagens para os consumidores, é que será tomada uma decisão sobre a substituição dos atuais contadores.

De acordo com um despacho publicado na terça-feira em Diário da Pública, a ERSE vai estudar as vantagens económicas da adoção dos contadores inteligentes de eletricidade, sendo que até agora não existem ainda resultados suficientes para avançar com a substituição dos atuais contadores.

O regulador vai proceder a essa análise de dois em dois anos até que se conclua que há justificação económica para substituir os atuais contadores pelos novos, inteligentes.

“Determina -se na presente portaria a realização de uma avaliação de dois em dois anos dos custos e benefícios da introdução dos contadores inteligentes no setor da eletricidade, bem como regras quanto à metodologia a adotar na referida avaliação, ficando a introdução dos contadores inteligentes no setor da eletricidade dependente da demonstração da existência de um benefício positivo líquido para os clientes finais”, além dos benefícios para o sistema elétrico nacional (SEN), lê-se no documento.

Assim, a ERSE “entrega a próxima avaliação económica até 31 de Maio de 2014”, e, "caso a avaliação económica conclua no sentido da existência de um benefício líquido positivo para o sistema elétrico nacional, o membro do Governo responsável pela área da energia aprova, mediante portaria, o calendário de instalação dos contadores inteligentes, tendo em conta o cumprimento das obrigações europeias e respetivos prazos de cumprimento".

De acordo com a ERSE, os contadores inteligentes são "equipamentos eletrónicos que, para além de poderem registar informação sobre o consumo de energia da instalação com discriminação temporal programável de modo a permitir a aplicação de preços diferenciados consoante o período de consumo, permitem receber e transmitir diversas informações de forma remota, sem necessidade de deslocação à instalação dos clientes", nomeadamente o consumo total da instalação, diagrama de consumo da instalação, alteração da potência contratada, etc.


EE / Notícias ao Minuto

Login