Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Exemplos de eficiência no Norte Alentejo em destaque em encontro internacional
A+ R A-

Exemplos de eficiência no Norte Alentejo em destaque em encontro internacional

Enviar por E-mail Versão para impressão
Exemplos de eficiência no Norte Alentejo em destaque em encontro internacional 16-07-2013

A segunda reunião de coordenação do projeto Green Partnerships, cujo objetivo principal se centra na promoção de soluções de melhoria da eficiência energética, através da criação de parcerias locais, teve lugar a 8 e 9 de julho em Arronches e ficou marcada por exemplos de boas práticas ao nível da eficiência energética no Norte Alentejo.

Na reunião, que contou com cerca de 25 participantes, foram discutidas as principais ações a desenvolver, em concreto a criação de grupos de trabalho internacionais, a criação de um guia da eficiência energética, o desenvolvimento de projetos-piloto nas regiões e países envolvidos e a organização de visitas de estudo a casos de sucesso no âmbito da adoção e implementação de medidas de eficiência energética.

Neste último ponto, e no âmbito desta reunião, destaca-se a visita de estudo a instalações intervencionadas pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo) no âmbito dos vários projetos em curso: Piscina Municipal de Arronches (instalação de sistemas solares térmicos e caldeira a biomassa), Central-Piloto de Biomassa da ESTG-IPP, Sistemas de Regulação do Fluxo Luminoso e Complexo Desportivo de Sousel (instalação de caldeira a biomassa).

“Este dinamismo e exemplo foi grandemente elogiado pelos parceiros presentes nesta reunião”, lê-se num comunicado divulgado esta segunda-feira pela AREANATejo.

No âmbito do projecto Green Partnerships serão ainda promovidas metodologias ao nível da implementação de estratégias energéticas e dinamizados workshops e ações de sensibilização.

O Green Partnerships, coordenado pelo Instituto de Agricultura e Florestas de Maribor, da Eslovénia, conta com o envolvimento da AREANATejo e de outros onze parceiros de diferentes países e decorrerá durante 30 meses, tendo tido o seu arranque em Rethymno, Grécia, em Abril deste ano.

Segundo o comunicado, “a AREANATejo irá procurar desenvolver e implementar as ações previstas em articulação com os municípios do Alto Alentejo bem como potenciar a implementação dos projeto-piloto nos municípios que participam e integram o projeto”.


EE

Login