Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Ou aumentam os custos das famílias ou reduzem o custo da energia
A+ R A-

Ou aumentam os custos das famílias ou reduzem o custo da energia

Enviar por E-mail Versão para impressão
Ou aumentam os custos das famílias ou reduzem o custo da energia 22-08-2013

O antigo presidente do Conselho de Administração da EDP considera que o défice tarifário do sector elétrico é "um elemento negativo" e que é preciso resolver a situação.

"Há duas soluções: ou aumentam o preço da energia, agravando a competitividade das empresas e os custos das famílias ou reduzem o custo da energia. Não é preciso ser economista... Ou então fazem as duas coisas em simultâneo”, disse ao Diário Económico.

Questionado sobre se Álvaro Santos Pereira perdeu a guerra das rendas excessivas, António de Almeida questiona se estas existem. "Não sei se há rendas excessivas. A primeira coisa é preciso saber se há rendas excessivas. Existe um sistema de formação de preços que foi criado por Mira Amaral quando esteve no Governo. São modelos de fixação de preços muito confortáveis, mas não foram as empresas que os criaram, foi o poder político que os criou. O poder político tem condições de os ajustar se entender que os deve ajustar", defendeu.

António de Almeida considera que o maior partido da oposição precisa de adoptar uma atitude mais frontal sobre o seu futuro do país. "O líder do PS, independentemente da pessoa, tem de ter a coragem de desenhar de forma muito concreta como é que resolveria os problemas do país", defende. "E nessa resolução dos problemas há medidas duras, desagradáveis que têm de ser tomadas. Não podemos viver a política com a ideia de que se cortarem as pensões quando for governante reponho as pensões, corto os impostos, reduzo a austeridade, não funciona assim...".


PER / Dinheiro Vivo

Login