Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » 50 maiores emissores de CO2 aumentam efeito de estufa
A+ R A-

50 maiores emissores de CO2 aumentam efeito de estufa

Enviar por E-mail Versão para impressão
50 maiores emissores de CO2 aumentam efeito de estufa 16-09-2013

Os 50 maiores poluentes libertam na atmosfera mais de 2,5 mil milhões de toneladas de CO2 toneladas (sem contar com as emissões indiretas), ou seja, 73 por cento da quantidade total, segundo um estudo do Carbon Disclosure Project (CDP) publicado na semana passada.

As emissões de gases com efeito de estufa das 500 maiores empresas do mundo cotadas na bolsa retrocederam 14 por cento em quatro anos, mas as dos 50 principais emissores aumentaram 1,7 por cento.

No total, estas 500 empresas emitiram em 2013 o equivalente a 3,6 mil milhões de toneladas de CO2, contra 4,2 mil milhões de 2009, segundo o relatório do Carbon Disclosure Project, uma organização independente especializada nas emissões das empresas.

"Os maiores emissores, que geram o maior impacto em termos de emissões mundiais e, portanto, representam a maior possibilidade de mudança em grande escala, devem fazer mais para reduzir as suas emissões", considera o organismo.

O CDP não fornece uma classificação das 50 principais emissoras, mas publica a lista, composta principalmente por empresas da área da energia, cimento, metalurgia e minas.

Dezasseis destas empresas são norte-americanas, seis do Reino Unido e cinco de Canadá, França e Alemanha. Brasil, Espanha, Japão e Suíça têm duas empresas na lista e Austrália, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, África do Sul e Coreia do Sul uma.


EE / Exame

Login