Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Dispositivo reduz consumo de energia na refrigeração de bebidas
A+ R A-

Dispositivo reduz consumo de energia na refrigeração de bebidas

Enviar por E-mail Versão para impressão
Dispositivo reduz consumo de energia na refrigeração de bebidas 18-09-2013

O Rapidcool desenvolveu, com o apoio de um fundo de investigação da União Europeia, um dispositivo para o arrefecimento de bebidas e garrafas até 4ºC em 45 segundos ou menos.

Os resultados traduzem-se em 80 por cento de poupança energética, comparativamente a alguns refrigeradores com vitrina aberta, e 54 por cento de poupança em refrigeradores de porta de vidro (valores baseados em refrigeração de 200 latas x 500ml por dia).

O potencial de poupança em custos de eletricidade equivale a 832 euros por frigorífico por ano, comparativamente a refrigeradores de vitrina aberta e 219 euros relativamente a refrigeradores de porta de vidro (considerando o preço da eletricidade a 0,20 euros/kWh).

O Rapidcool centra-se no problema dos pedidos da refrigeração de pequenas quantidades, tendo em conta o abastecimento completo dos frigoríficos/arcas, de modo a funcionarem continuamente no fornecimento de bebidas frescas.

Para refrescar a bebida da forma mais rápida possível, sem as camadas de congelação do líquido que fica no exterior, esta deve ser misturada de forma eficiente.

O sucesso da tecnologia V-Tex do Rapidcool, agora patenteada, é o modo de agitar a bebida sem causar o efeito de efervescência do gás depois de ser aberto.

Embora tenha sido projetada para funcionar como uma unidade autónoma, a câmara de refrigeração também pode ser integrada em refrigeradores de self-service.

Os parceiros do projeto assinaram acordos formais com duas empresas na área de distribuição de bebidas e na produção de produtos de marca branca.

Os engenheiros do Rapidcool criaram recentemente um braço robótico para adicionar à unidade comercial, de modo a automatizar totalmente o modo de recolha e entrega da lata.

Os testes destinados aos consumidores estão planeados para começarem num supermercado da Holanda no final de Outubro.

Estes produtos poderão ser usados em casa, no local de trabalho, bares, restaurantes e hotéis para o arrefecimento de diversas bebidas, desde latas de 150 ml a garrafas de vinho de 750ml.


EE / PC Guia

Login