Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Suíça lidera ranking mundial de eficiência energética
A+ R A-

Suíça lidera ranking mundial de eficiência energética

Enviar por E-mail Versão para impressão
Suíça lidera ranking mundial de eficiência energética 28-09-2013

Vários países europeus, com a Suíça no topo, lideram o ranking mundial de eficiência energética, acesso aos recursos naturais e sustentabilidade ambiental, segundo um estudo elaborado pelo Conselho Mundial de Energia (WEC, na sigla em inglês).

Suíça, Dinamarca, Suécia, Reino Unido e Espanha são os únicos países que receberam a nota AAA, segundo o relatório do WEC, uma organização não-governamental com sede em Londres.

Portugal obteve uma classificação ABB, situando-se na 23ª posição do ranking.

Os Estados Unidos, que ocuparam o 15º lugar, obtiveram dois A por segurança e abastecimento de energia, mas C em termos de respeito ao meio ambiente, enquanto a China, com ADD, situou-se na 78ª posição, falhando no cuidado com o meio ambiente e no acesso à energia para todos.

O último do ranking foi o Zimbabué (DDD, 129º).

Os países avaliados foram classificados pelo seu desempenho em três categorias: como se abastecem de energia, o quão acessível a energia é para a população e quanta energia provém de fontes renováveis de baixa emissão de CO2.

O relatório baseou-se em entrevistas a mais de 50 funcionários de governo, bancos de desenvolvimento e especialistas internacionais de mais de 25 países, informou o WEC.

Especialistas entrevistados para o relatório pediram o desenvolvimento de mais políticas de energia e instaram a indústria energética a ajudar os países desenvolvidos a avançar para uma geração de energia sustentável.

O relatório, que pode ler aqui, foi divulgado três semanas antes do Congresso Mundial de Energia do WEC, que será realizado em outubro em Daegu, na Coreia do Sul.


EE / Exame

Login