Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Europa sincroniza preços da energia no mercado grossista a 26 de novembro
A+ R A-

Europa sincroniza preços da energia no mercado grossista a 26 de novembro

Enviar por E-mail Versão para impressão
Europa sincroniza preços da energia no mercado grossista a 26 de novembro 02-10-2013

A forma de calcular os preços de energia elétrica no mercado grossista diário, a nível europeu, vai passar a ser igual a partir de 26 de novembro, um passo no sentido da uniformização dos preços.

Em causa está o processo de acoplamento do mercado diário para as regiões Noroeste da Europa e Sudoeste da Europa (que inclui Portugal e Espanha), tendo como base o sistema `Price Coupling of Regions` (PCR).

O PCR é uma iniciativa de sete bolsas de energia europeias "para desenvolver uma solução única de acoplamento de preços, usada para calcular os preços da eletricidade por toda a Europa e atribuir capacidade transfronteiriça numa base diária", o que "é crucial para alcançar o objetivo global europeu de um mercado de eletricidade europeu harmonizado", segundo uma informação disponibilizada pela REN -- Redes Energéticas Nacionais.

O acoplamento de mercados será feito de "forma sincronizada" com o Sudoeste da Europa, pode ler-se numa informação disponível na página na internet do Operador do Mercado Ibérico de Energia (OMIE).

Assim, a 26 de novembro vai existir um único algoritmo para calcular as ofertas feitas pelos vários agentes - em termos de preços e quantidades - no mercado grossista a nível europeu.

Este passo no sentido de um preço único no mercado grossista não irá, contudo, refletir-se em preços iguais no mercado retalhista nos diferentes países, porque existem problemas de interligação e porque cada país tem sobrecustos que agravam o preço grossista.


EE / RTP

Login