Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Bruxelas apoia investimentos em energia com 5,85 mil milhões
A+ R A-

Bruxelas apoia investimentos em energia com 5,85 mil milhões

Enviar por E-mail Versão para impressão
Bruxelas apoia investimentos em energia com 5,85 mil milhões 15-10-2013

A Comissão Europeia adotou, esta segunda-feira, uma lista de cerca de 250 projetos-chave de infraestruturas energéticas em que serão investidos 5,85 mil milhões de euros nos próximos sete anos. Portugal beneficia de cinco projetos.

A lista compreende até 140 projetos no domínio do transporte e armazenagem de eletricidade, cerca de 100 projetos no domínio do transporte e armazenagem de gás e GNL, bem como diversos projetos relativos a petróleo e redes inteligentes.

Esses beneficiarão de procedimentos acelerados de licenciamento e melhores condições regulamentares, podendo receber apoio financeiro para o período 2014-20.

O objetivo, segundo o executivo comunitário, é criar uma rede europeia de energia que acabe por fazer com que os consumidores consigam uma melhor relação qualidade-preço.

Quando estiverem concluídos, os projetos permitirão aos Estados-Membros integrar os seus mercados energéticos e diversificar as suas fontes energéticas, contribuindo ainda para eliminar o isolamento energético de alguns países.

Permitirão igualmente que sejam lançadas na rede quantidades maiores de energias renováveis, reduzindo assim as emissões de dióxido de carbono.

"Temos de garantir a utilização sensata dos fundos limitados da União Europeia de que dispomos, bem como a sua canalização para onde possam proporcionar mais benefícios aos consumidores europeus. Com esta lista de projetos de infraestruturas energéticas e os seus benefícios conexos, esperamos também atrair mais investidores", disse Günther Oettinger, comissário europeu da Energia.


EE / Expresso

Login