Enercom

Login
Home » Notícias » Liberalização Energética » Novos desafios na regulação da energia nos países de língua oficial portuguesa estiveram em debate na V Conferência Anual da RELOP
A+ R A-

Novos desafios na regulação da energia nos países de língua oficial portuguesa estiveram em debate na V Conferência Anual da RELOP

Enviar por E-mail Versão para impressão

A Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP) realizou a 31 de Maio e 1 de Junho, em Lisboa, a sua V Conferência Anual sob o tema “Regulação da Energia nos Países de Língua Oficial Portuguesa: Novos Desafios”.

A V Conferência da RELOP, organizada pela ERSE por ocasião da comemoração do Dia Mundial de Energia, contou com a intervenção de dezenas de oradores que debateram temas tão diversos como o financiamento das infraestruturas e os novos instrumentos para aprofundamento dos mercados, ou os novos desafios do setor elétrico, como as energias renováveis, as smart grids, os contadores inteligentes e a mobilidade elétrica.
As energias renováveis foram um tema em grande destaque nesta V Conferência da RELOP, tendo sido possível uma partilha de experiências entre o que está a ser feito em Portugal e no Mercado Ibérico, no Brasil e em Angola.
A qualidade de serviço em Portugal e também no Brasil, nomeadamente no setor elétrico, foi outro dos temas em destaque nesta conferência, que analisou ainda o mercado do petróleo e do gás e o papel que a Bacia Atlântica, inclusive Portugal, poderá vir a desempenhar nesta matéria.
A V Conferência Anual da RELOP contou na cerimónia de encerramento com a presença do Secretário de Estado da Energia português, Artur Trindade.

 A RELOP foi constituída no dia 29 de Maio de 2008, em Lisboa, e integra as entidades reguladoras de Portugal (ERSE), Angola  (IRSE), Brasil  (ANEEL e ANP), Cabo Verde (ARE), Moçambique (CNELEC) e São Tomé e Príncipe (AGER).

As intervenções na V Conferência Anual podem ser consultadas no site da RELOP através do link: http://www.relop.org/eventos/Paginas/2012.aspx


Login