Enercom

Login
Home » Notícias » Liberalização Energética » Mercado liberalizado ultrapassou em fevereiro 1,4 milhões de clientes
A+ R A-

Mercado liberalizado ultrapassou em fevereiro 1,4 milhões de clientes

Enviar por E-mail Versão para impressão

O número de clientes no mercado liberalizado de eletricidade ultrapassou em fevereiro 1,4 milhões de clientes com mais 148 575 consumidores a optarem por um comercializador de mercado, a um ritmo diário de 5 300 mudanças.

Em termos globais, o mercado liberalizado representa mais de 63% do consumo total de eletricidade no país, num total de 28 101 GWh, tendo o seu peso aumentando 11 pontos percentuais face a fevereiro do ano passado.

O número de clientes em mercado livre cresceu 11% em fevereiro e mais do que triplicou face a igual mês de 2012, registando-se uma aceleração das migrações para o regime de mercado em especial no último semestre do ano passado.

Continua a verificar-se, nos últimos meses, um crescimento visível dos consumidores domésticos em mercado liberalizado, cujo consumo atinge já cerca de 24% do total do segmento.

Em termos de quotas de mercado, por consumo anualizado, a EDP Comercial lidera com 42,6%, seguida da Endesa, com 23%, que foi a empresa que registou a maior quebra de quota de mercado, em 0,5 pontos percentuais, e da Iberdrola, com 21%. O maior ganho de quota, na ordem dos 0,9 pontos percentuais foi obtido pela EDP Comercial.

Em termos de número de clientes, a EDP Comercial lidera com uma quota de 82,4%, seguida da Endesa com uma quota de 9,7% e da Galp com 5,4%. O maior ganho de quota em número de clientes foi obtido pela EDP Comercial em cerca de 0,7 pontos percentuais.

Para saber mais consulte Mercado Liberalizado – Situação a fevereiro de 2013 


Login