Enercom

Login
Home » Notícias » Liberalização Energética » Mercado liberalizado representa já 67% do consumo total de eletricidade em Portugal
A+ R A-

Mercado liberalizado representa já 67% do consumo total de eletricidade em Portugal

Enviar por E-mail Versão para impressão

O número de clientes no mercado liberalizado de eletricidade alcançou em junho quase 1,8 milhões de clientes - 1 781 mil  – com a entrada de 57 mil novos clientes, representando o consumo em mercado liberalizado – 29 308 GWh  - cerca de 67% do consumo total de eletricidade em Portugal.

O número de clientes no mercado livre cresceu em junho mais de 3%, continuando a verificar-se uma adesão muito visível, no último semestre, dos consumidores domésticos ao mercado liberalizado, cujo consumo é já de cerca de 30% do total do segmento. Por seu lado, a quase totalidade dos grandes consumidores (97% do total) é já abastecida em mercado.

Em termos de quotas de mercado, a EDP Comercial continua como o principal operador no mercado livre, consolidando a sua posição com um aumento de 0,1% na quota de consumo, para 44,9%. Segue-se a Endesa, com uma quota de consumo de 21,5%, a Iberdrola, com 20,3% e a Galp com 4,9%. 

Em número de clientes, lidera a EDP Comercial com uma quota de 84,5 %, seguida da Endesa, com 7,8%,  e da Galp, com 5,1%.

Registou-se para a maioria dos comercializadores, face ao mês anterior, um aumento da base total de clientes, com a GN Fenosa a registar um acréscimo em cerca de 16%, a Axpo, em aproximadamente 9%, a Iberdrola, em 6%, a EDP Comercial, em 4% e, finalmente, a Galp em 3%. 
 
Para saber mais consulte Mercado Liberalizado – Situação a junho de 2013


Login