Enercom

Login
Home » Notícias » Liberalização Energética » Mercado liberalizado ultrapassou os dois milhões de consumidores em outubro
A+ R A-

Mercado liberalizado ultrapassou os dois milhões de consumidores em outubro

Enviar por E-mail Versão para impressão

O mercado liberalizado ultrapassou em outubro os dois milhões de consumidores, registando um crescimento líquido de 75 mil clientes face ao mês anterior para os 2 milhões e 66 mil, o que representa já 71% do consumo total de eletricidade.

Desde o final de 2012 e até outubro entraram no mercado liberalizado mais de 1 milhão de clientes, tendo o consumo subido cerca de 20%, face a igual mês de 2012, para 31 176 GWh.
A quase totalidade dos grandes consumos está já no mercado livre, mas o consumo doméstico, apesar do crescimento visível registado desde o final de 2012, representa ainda cerca de 37% do total do segmento.

A EDP Comercial continua como o principal operador no mercado livre, tendo mantido a sua quota de clientes em outubro, em 83,7%, e aumentado a quota de consumo em 0,1 pontos percentuais para 45%.

A Endesa ocupa a segunda posição com uma quota de consumo abastecido de 21,6%, sem alterações em relação ao mês passado, embora tenha registado uma quebra de 0,2 pontos percentuais em número de clientes para 8%.

A Iberdrola, que ocupa a terceira posição em consumo abastecido, registou uma quebra de 0,1 pontos percentuais para 19,5%, mas subiu o número de clientes em 0,1 pontos percentuais para 2,7%.
Também a Galp ganhou quota em termos de número de clientes, estando já nos 5%, e de consumo, com 5,8%. Para esta subida da Galp em termos de consumo abastecido contribuiu um importante ganho de quota no segmento dos grandes consumidores.

Para saber mais consulte Mercado Liberalizado – Situação a outubro de 2013


Login