Os veículos elétricos chegaram para ficar. As suas característica únicas distinguem-nos dos veículos convencionais a gasolina ou gasóleo, a começar pelo custo muito inferior de carregamento e pelo custo de manutenção extremamente baixo.
Carregar um veículo elétrico, aos preços actuais da energia elétrica para consumidores residenciais, pode rondar cerca de 2.80 euros por cada 100 km de deslocação, ao passo que os mesmos 100 km para um veículo a gasóleo custará cerca de 9,20 euros, para um veículo de 6,5 l/100km de consumo e gasóleo ao preço de 1,39 eur/lt.
Os veículos de motores convencionais têm custo de manutenção anual, seja por simples mudanças de óleo, seja por avaria das inúmeras peças mecânicas com desgaste. Um veículo elétrico, a titulo comparativo, não tem mudanças de óleo, não tem caixa de velocidades, não tem todo o sistemas de admissão, injeção de combustível, filtros de ar, filtros de combustível, entre outros que contribuem para uma despesa mais acentuada de manutenção que um veículos elétrico.
Em compensação, o tempo de vida das baterias de um veículo elétrico ronda, actualmente, cerca de 5 anos, sendo que no entanto prevê-se que a evolução e massificação da produção de baterias traga o seu custo para uma fração do custo actual dentro de poucos anos.
Outro tema largamente discutido é a autonomia dos veículos elétricos, que ronda cerca de 200km a 300km. No entanto, é de reralçar que, em ambiente urbano, as distâncias diárias raramente excedem 150 km e, o percurso típico casa-trabalho, tem distâncias percorridas ainda menores. Portanto, a questão da autonomia está somente relacionada com os grandes percursos, o que com o termpo tem vindo a ser resolvido com a proliferação de postos de carregamento de veículos elétricos.
O preço dos veículos, neste momento, já não é uma questão pois os preços estão perfeitamente alinhados com o mercado, com veiculos como o ZOE da Renault a rondar cerca de 15 000 euros, a que acresce a isenção de IVA para empresas, isenção de IUC e isenção de custo de estacionamento em algumas cidades do país, como Lisboa e Cascais, por exemplo.
No âmbito dos veículos elétricos, a Enercom dedica-se à comercialização, instalação e manutenção de postos de carregamento de veículos elétricos. A Enercom é operador licenciado pela direçao Geral de energia (OPC) para sistemas comerciais ao abriga da rede Mobie.
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