A Enercom é Operador licenciado pela DGEG para postos de carregamento, sendo OPC licenciado com o nº58.
No âmbito dos veículos elétricos, a Enercom dedica-se à gestão de postos de carregamentos enquanto OPC, assim como à comercialização, instalação e manutenção de postos de carregamento de veículos eléctricos. Os carregadores de veículos e os postos de carregamento de veículos são uma componente determinante do sistema, tal como o são os postos de abastecimento de gasolina ou gasóleo. Não obstante os carregadores domésticos de uso particular, é fundamental a existência dos carregadores em garagens e estacionamentos públicos, como seja o caso dos estacionamentos urbanos ou de centros comerciais, assim como de espaços de uso privado, como seja as garagens de hotéis ou de centros de escritórios.
Por outro lado, os postos de carregamento devem ser encarados como uma fonte de receita adicicional pois, um posto de carregamento, vende a energia que é utilizada para carregar os veículos, sendo portanto uma fonte de receita adicional. A exploração deste negócio está a cargo da parceria com os operadores de carregadores de veículos, na qual a Enercom é um operador credeciado pela Direção Geral de Energia. A exploração de postos em regima comercial será gerido através da rede MOBI.E
A Enercom dispõe de uma gama completa de carregadores de veículos elétricos das melhores marcas do Mercado. Os equipamentos das Marcas ABB, Legrand, Circutor e Evnex permitem oferecer uma gama completa de soluções para o mercado doméstico e profissional, com produtos desde 3,6kW de potência de carregamento até 350kW de potência de carregamento.
A versatilidade da gama seleccionada permite acesso em várias vertentes:
Todas as soluções de carregamento da gama profissional permitem a opção de telegestão remota ao abrigo de contrato de manutenção de operador.
Conheça a gama de soluções de carregamento de veículos
Na Enercom trabalhamos com as marcas de carregadores que suportam modelos de negócio no formato de operador de carregadores de veículos de acordo com as especificações previstas no mercado, nomeadamente acesso por cartões RFID, acesso qualificado por cartão pré-pago, Compatibilidade com a rede MOBI.E, gestão remota e assistência técnica e conectividade Wifi/3G/Bluetooth. O Protocolo de comunicação dos carregadores é OCPP 1.5, 1.6 e 2.0.
Ao nível do fornecimento de energia, temos soluções incorporadas nos carregadores de gestão e balanceamento de carga de forma a evitar o sobredimensionamento de circuitos elétricos e a contratação de potências de fornecimento acima das reais necessidades.
Em função da solução de negócio a adoptar em cada caso, será adequado o equipamento mais apropriado e a melhor solução de remuneração sobre os carregamentos.
|
|
|
||
A título informativo, apresentam-se os tempos de carga estimados para cada 100km de autonomia, em função do tipo de carregador (carregadores AC).
Como exemplo aplicativo, a carga para 100km, se for efetuada por um carregador rápido de 22kW, precisará de 30 minutos para a carga equivalente a 100km. Já um carregador de 3,6kW precisará de 3horas para os mesmo 100km.
Contacte-nos e poderemos ajudá-lo a dimensionar e escolher a melhor solução de carregadores e postos de carregamento de veículos e o modelo de negócio mais adequado.
Portofolio de soluções de redução e otimização de consumos de energia propostos pela Enercom
Optimização de Caldeiras e Conversão para Biomassa |
Otimização de Ar Comprimido |
Sistemas Renováveis |
Redução de Consumo em Motores e Bombas |