Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Preço da eletricidade está «abaixo da média da UE»
A+ R A-

Preço da eletricidade está «abaixo da média da UE»

Enviar por E-mail Versão para impressão
Preço da eletricidade está «abaixo da média da UE» 28-05-2013

O presidente executivo da EDP disse, esta segunda-feira, que as estatísticas do Eurostat mostram que os preços da eletricidade em Portugal estão "abaixo da média” da União Europeia.

António Mexia, numa tentativa de desfazer vários “mitos” relacionados com a ideia de que a energia faz parte do problema de crescimento económico em Portugal, contestou a ideia de que os portugueses pagam mais pela energia elétrica do que a média da UE, como sugere o gabinete de estatísticas da UE.

"Se não tivermos em consideração os impostos”, a eletricidade é em Portugal mais barata do que na média dos países membros da União Europeia, afirmou o presidente executivo da EDP, num almoço promovido pelo American Club of Lisbon.

O custo da energia “está relacionado com os outros combustíveis, não com a eletricidade”, sublinhou.

Os custos da eletricidade representam dois por cento dos custos totais na indústria transformadora, acrescentou, para depois perguntar: “Como é que o que representa dois por cento dos custos é problema?”.

Já em relação aos preços da eletricidade para os consumidores domésticos, Mexia afirmou que este está “na média da UE, apesar do IVA ser mais alto do que a média da UE”, representando 2,9 por cento dos orçamentos médios das famílias portuguesas.

O líder da EDP explica que o preço da eletricidade em Portugal, se descontado o efeito dos impostos e do preço dos combustíveis fósseis, recuou onze por cento entre 1997 e 2012.

O Eurostat revelou esta segunda-feira que Portugal registou a quarta maior subida na UE em matéria de preços de eletricidade domésticos, entre a segunda metade de 2011 e igual período de 2012.

De acordo com o gabinete de estatísticas comunitário, apenas Chipre (21 por cento), Grécia (15) e Itália (11) registaram avanços nos preços maiores do que Portugal, onde o custo doméstico de eletricidade subiu 9,7 por cento no período indicado, o mesmo crescimento verificado na Irlanda.

O preço da eletricidade nos 27 Estados-membros da UE subiu, em média 6,6 por cento entre a segunda metade de 2011 e igual período de 2012.


EE / Diário Digital

Login