Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Ministro do Ambiente e Energia garante que renováveis não prejudicam competitividade
A+ R A-

Ministro do Ambiente e Energia garante que renováveis não prejudicam competitividade

Enviar por E-mail Versão para impressão
Ministro do Ambiente e Energia garante que renováveis não prejudicam competitividade 24-10-2013

O ministro do Ambiente e Energia assegurou esta segunda-feira, durante uma conferência da APREN – Associação de Energias Renováveis, que as fontes limpas de geração de eletricidade não são a causa das limitações de competitividade da indústria portuguesa.

“Criou-se a ideia em Portugal de que as renováveis são o maior adversário da competitividade da nossa indústria. Ora é justamente o contrário. Se não fossem as renováveis, a quota parte que Portugal teria de fazer [para cumprir as metas ambientais] era muito maior”, afirmou Moreira da Silva.

O ministro lembrou que Portugal assumiu um compromisso de incorporação de 31% de fontes renováveis na sua matriz energética até 2020, além da meta comunitária de 20%, o que permitirá um aumento das emissões de 1% noutros setores fora da geração de eletricidade.

Contudo, se Portugal tivesse seguido metas iguais às da União Europeia, realçou, a incorporação de renováveis poderia ser menor, mas o esforço que a indústria teria de fazer ao nível da redução das emissões seria muito maior. “Portugal tem um compromisso firme com as renováveis”, garantiu o ministro.


EE / Jornal de Negócios

Login