Enercom

Login
Home » Notícias » Eficiência Energética » Salvador Caetano e Siemens desenvolvem o autocarro elétrico eCobus
A+ R A-

Salvador Caetano e Siemens desenvolvem o autocarro elétrico eCobus

Enviar por E-mail Versão para impressão
Salvador Caetano e Siemens desenvolvem o autocarro elétrico eCobus 18-11-2013

A Salvador Caetano e a Siemens Portugal transformaram um veículo de aeroporto diesel Cobus 3000 num autocarro totalmente elétrico.

Esta solução de substituição do sistema de tração, que inclui um novo design, permite prolongar o ciclo de vida destas viaturas por mais dez anos.

Esta solução inovadora de reciclagem e reutilização de autocarros responde aos requisitos da mobilidade sustentável, aplicada a aeroportos.

O desenvolvimento deste projeto de conversão de autocarros diesel em elétricos envolveu um investimento de um milhão de euros e beneficiou de um apoio do SI & IDT do QREN na ordem dos 40 por cento.

O primeiro autocarro exclusivo para aeroportos totalmente elétrico do mundo permite reduzir aproximadamente 75 por cento do custo com a fatura energética em relação aos autocarros movidos a diesel ou a gás e diminuir as emissões de CO2.

Equipado com baterias de última geração com capacidade de 85 kWh ou 116 kWh e dotado de um sistema de armazenamento de energia fiável e seguro, o eCobus permite ainda reduzir os custos de manutenção e alcançar as Zero emissões diretas sem gerar ruído.

As baterias têm um tempo de carregamento de três a seis horas, dependendo da opção de carregamento.

Mas além dos impactos ambientais associados a esta solução de mobilidade amiga do ambiente, a conversão de autocarros de aeroporto Cobus diesel em veículos com um sistema de tração 100 por cento elétrico permite a renovação de veículos em final de ciclo de vida, alargando o seu tempo de operação em mais dez anos, o que resulta num benefício financeiro para os operadores.


EE / Transportes em revista

Login